Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 HD 4870 x 9800 GTX, comparativo

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Chado
GENERAL-EXÉRCITO
GENERAL-EXÉRCITO
Chado


Número de Mensagens : 514
Idade : 53
Data de inscrição : 22/07/2008

HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Empty
MensagemAssunto: HD 4870 x 9800 GTX, comparativo   HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Icon_minitimeQua Ago 20, 2008 6:08 pm

Olha este é o meu 1° post, é não tenho o propósito de inflamar ou discordar de ninguém, eu apenas eu axei esta matéria, e chamou-me a atenção pelo equilibrio e clareza dos fatos.
Volto a esclarecer que é minha idéia esclarecer os futuros compradores de placas de vídeo do nosso Clan, e não é minha intenção inflamar qualquer discussão improveitosa sobre devaneios de fans de tal marca.

MATÉRIA 15/08/2008----segue
Pelo que eu vi e pesquisei, tudo indica que a 9800GTX realmente não passa de uma 8800GTS "turbinada" e ao contrario do grande salto de performance na linha "mid' como foi o caso da 8600GT para a 9600GT os consumidores dessas placas TOP, não devem esperar o mesmo do seguimento.
Recentemente estive testando algumas placas “intermediárias” como a ótima 4850 e a 3870 (top da geração anterior). Eu gostei da brincadeira e obtive mais duas placas emprestadas para testes. Mas dessa vez foram as placas mais sofisticadas das respectivas famílias. Somente placas com processadores gráficos duplos (X2) têm potencial de bater estas jóias da NVIDIA e ATI/AMD, ou sistema com placas duais (SLI ou Crossfire).









Qual é o público alvo destas jóias? Com certeza não é o usuário doméstico comum, aquele que só lê e-mails, digita documentos, planilhas e visita sites na Internet. Uma boa placa “onboard” tem desempenho que excede muitas vezes a necessidade deste padrão de uso. Mesmo ao pensar em aplicações mais avançadas como exibição de vídeos, DVD, Blu-Ray, Dvix ou Mpeg4, recentes soluções “onboard” também resolvem – vide Computex – as inovadoras placas-mãe P45, mesmo para vídeos em formato Full HD (1920 x 1080). Também não se destina a uso em escritórios, por mais avançado que seja o uso, mesmo multimídia, edição de vídeos ou imagens o nível de desempenho destas placas não se aplica.





O público destas placas é basicamente ligado em JOGOS, JOGOS e JOGOS!! É um nobre mercado no segmento de PCs, embora há pessoas que defendem os consoles como PS3, Wii, XBOX, por serem hardwares especializados e mais baratos. Os PCs têm como vantagem serem atualizáveis quando comparados com os consoles. Assim os jogos mais cruéis em termos de exigência de hardware e com qualidade visual sem precedentes podem ser jogados nos PCs atualizados. E assim o mercado gira!




Resultado dos testes



Na última vez que falei de placas de vídeo aqui no ForumPCs recebi uma crítica bastante pertinente em relação às resoluções testadas. Tinha faltado o teste a 1680x1050. Vários usuários me fizeram entender que é o “padrão” de resolução na classe de usuários mais avançados, os consumidores mais relacionados com estas placas de vídeo mais poderosas (top ou intermediárias), por isso eu fiz estes testes agora. Mas vamos direto aos resultados e depois interpretá-los com bastante cautela.





Resultados – percentuais são relativos ao melhor resultado em relação ao pior





A plataforma de teste foi um PC com placa mãe ASUS P5K Premium, processador Core 2 Duo E8400 (3.0 Ghz), 4 Gb RAM (2x2 Gb DDR2 800 Mhz) e uma fonte de 450 W REAIS. Pensei em fazer um gráfico com estes números, mas como os dados que interessam são os das placas testadas (4870 e a 9800 GTX) e os valores são bem parecidos, o gráfico não ia ficar muito interessante. Vejam que incluí resultados de duas outras placas recentemente testadas como uma base de comparação com placas de nível intermediário dos mesmos fabricantes.





As diferenças são sutis, mas ainda assim os números revelam muitas coisas. Em termos absolutos a POWERCOLOR 4870 foi superior em todos os testes de desempenho e em todas as resoluções – 1024x768, 1280x1024 e 1680x1050. Por outro lado as diferenças entre as duas placas foram pequenas ou muito pequenas, oscilaram entre 0.5% e 20%. No teste 3DMARK03 as diferenças foram mais sensíveis (entre 16% e 20%), enquanto os testes feitos com o 3DMARK06 tiveram diferenças menores (entre 0.5% e 7%). O que isso significa? O 3DMARK03 mede o desempenho dos elementos gráficos usados na época deste programa (DirectX 8?). Assim jogos mais antigos rodam “pior” na 9800 GTX quando comparado com a 4870 (por este teste). Mas quem vai comprar uma placa sofisticada destas para rodas jogos antigos??





Em relação aos resultados dos testes usando o 3DMARK06 as diferenças são bem pequenas. Testa-se aqui o desempenho de elementos gráficos que usam o DirectX 9.0c. A diferença pequena a favor da 4870 pode ser explicada pelo fato desta ser um pouco mais recente que a 9800 GTX e quando se fala em projetos de hardware “minutos” de diferença na idade contam muito.





Outra consideração importante sobre os testes 3DMARK03 e 3DMARK06 é o diferente comportamento das placas em diferentes resoluções. Vejam que no teste mais moderno, o 3DMARK06, mais rigoroso, apresenta índices menores em resoluções mais altas. Isso é normal. Mas vejam que as diferenças são bem pequenas: 13.400 (1024x768) e 11.533 (1680x1050). Eu me lembro que há algo tempo o comportamento era diferente. Havia diferenças muito grandes, índices muito menores em resoluções mais altas. Curiosamente os testes com o 3DMARK03 (mais antigo) ainda apresentaram diferenças maiores, mas mesmo assim não tão acentuados como era no passado. Isso evidencia que os projetos das placas mais modernas privilegiam cada vez mais as resoluções mais altas, obviamente porque estas agora são usadas mais amiúde.





O teste “sui-generis” que faço com o GP4, já explicado no teste da placa 4850, traz resultados também equilibrados, com uma pequena vantagem para a 4870. A análise é feita da seguinte forma, eu ativo TODAS as opções gráficas do jogo no nível máximo e fixo o frame rate em 30 fps, que é super adequado e muito “jogável”. Quando a placa gráfica dá conta do recado, o nível de CPU “sobra”, ou seja, fica abaixo (ou bem abaixo) de 100%. Se a placa gráfica não é forte o suficiente, a CPU do PC tem que assumir uma parte do processamento e em certas placas o percentual de uso da CPU excede 100%, que significa que o frame rate teve que cair dos 30 fps para outro valor (não existe consumo de CPU de mais de 100% - que fique claro isso). Com estas placas do teste, em todos os casos ficaram abaixo de 100% e a placa que processa melhor os gráficos, alivia mais a CPU do PC.











Eu me vejo obrigado a decretar um quase empate no aspecto desempenho entre as duas placas. Rigorosamente a 4870 tem um desempenho um pouco melhor. Partindo do princípio de que as duas placas têm o mesmo preço sugerido para o varejo de R$ 1.299,00 (achei no BUSCAPÉ lojas vendendo por R$ 1.189,00) isso decretaria a vantagem absoluta para a 4870. Mas a análise ainda não acabou.





E o consumo de energia??





Neste aspecto a história é bem diferente! A 9800 GTX foi mais econômica que a 4870!! Em repouso (Idle) a diferença foi de 42% a favor da 9800 GTX. No regime de carga máxima o a diferença no consumo foi de 19% a favor da 9800 GTX. Convém ressaltar que estas medidas foram feitas por forma indireta, usando o software de gerenciamento do no-break APC que uso na bancada de testes. O regime de carga máxima foi obtido pela insistente (e aborrecida) observação do medidor de consumo do software enquanto eram executados os programas 3DMARK03 e o 3DMARK06 e anotado o valor máximo. Pode ser que algum outro programa estressasse mais as placas e estas gastassem ainda mais. Mas vou usar este padrão daqui para frente pois tenho como princípio que os testes que eu faço possam ser reproduzidos com relativa facilidade por qualquer usuário.





As duas placas usam o sistema DUPLO de alimentação. Exigem dois plugues de seis vias ou QUATRO CONECTORES convencionais, usando os adaptadores fornecidos pelos fabricantes.

















Eu particularmente acho demais ter que usar fontes especiais para um PC, 2 conectores especiais, 4 conectores comuns (será que sobra para os outros periféricos?). Imagine estas placas ligadas em Crossfire ou SLI com placas iguais, a fonte de alimentação que seria necessária!!! Por isso eu pessoalmente acredito mais nas placas com tecnologia X2 (duas GPUs em uma só placa) do que duas placas em paralelo no PC.






Eu estranhei o resultado da 4870, descoberta como mais “gastona”. Principalmente porque seu projeto é um pouco mais moderno. A resposta para isso já foi falada aqui no ForumPCs pelo Paulo Couto, pelo Alexandre Ziebert e mesmo por mim. A 4850 e a 4870 são essencialmente o mesmo projeto. A diferença é que a 4870 é uma 4850 “turbinada” pela fábrica. Tem memória mais rápida, clock mais elevado, ventilação reforçada, maior voltagem... É o “overclock” de fábrica. Por isso a 4870 é mais perdulária com a energia, pois ela leva ao limite o projeto da mesma.








E qual delas é a melhor???





Esta resposta é um sonoro DEPENDE!!! As duas placas são TOPO DE TECNOLOGIA. Ambas têm desempenho extraordinário, além da necessidade para a maioria dos usuários. Conhecendo os fanáticos por JOGOS, sabendo que se o preço é o mesmo, estes decretarão a vitória da 4870. Eu prezo muito a economia de energia, pois meu PC costuma ficar ligado 24 horas e o consumo e repouso (Idle) da 9800 GTX é bem mais baixo (42%).





A 9800 GTX é “grandalhona” e exige um gabinete especialmente grande para acomodá-la. A 4870 é um pouco menor e neste aspecto mais jeitosa que a 9800 GTX. Este é outro fator a ser ponderado pelo usuário no momento da compra. A placa cabe no seu PC?





Portanto cada um conhecendo as características dessas duas pequenas jóias da tecnologia, acompanhando seus preços no mercado e tendo cada um seus critérios de julgamento pessoais (desempenho x consumo), poderá tomar a sua decisão. Eu fico muito satisfeito de ver a velocidade com que estas placas têm chegado ao Brasil. Se antes eram meses para chegar aqui após seus lançamentos no exterior, agora são apenas poucas semanas. PowerColor e Zogis têm sido bem ágeis para trazer para cá os novos lançamentos, bom para nós consumidores brasileiros, que temos acesso à tecnologia de ponta. Só falta ter um preço mais acessível. Mas neste ponto o mercado é soberano e resolve sozinho com o passar do tempo!!





Ir para o topo Ir para baixo
https://frangus.forumbrasil.net
grimmjow
GENERAL-TENENTE
GENERAL-TENENTE
grimmjow


Número de Mensagens : 430
Data de inscrição : 22/07/2008

HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Empty
MensagemAssunto: Re: HD 4870 x 9800 GTX, comparativo   HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Icon_minitimeQua Ago 20, 2008 6:58 pm

Gostei da materia..... parabens....foi bem claro, ai depende de cada um, para adquirir futuras placas.
Ir para o topo Ir para baixo
Urahara Kisuke L3ON
GENERAL
GENERAL
Urahara Kisuke L3ON


Número de Mensagens : 432
Idade : 47
Data de inscrição : 22/07/2008

HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Empty
MensagemAssunto: Re: HD 4870 x 9800 GTX, comparativo   HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Icon_minitimeQua Ago 20, 2008 7:13 pm

muito bom esse comparativo, ainda mais quando é citado: "Por isso eu pessoalmente acredito mais nas placas com tecnologia X2 (duas GPUs em uma só placa) do que duas placas em paralelo no PC", reforçando minha tese.
Ir para o topo Ir para baixo
grimmjow
GENERAL-TENENTE
GENERAL-TENENTE
grimmjow


Número de Mensagens : 430
Data de inscrição : 22/07/2008

HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Empty
MensagemAssunto: Re: HD 4870 x 9800 GTX, comparativo   HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Icon_minitimeQui Ago 21, 2008 7:00 pm

as placas x2 ja sao realidade, imagina agora vc poder ter duas placas x2 dentro da maquina, com um desempenho maior que a placa mais nova da atualidade que custa muito mais...seria como vc tivesse 4 placas dentro do pc.....imagina o potencial.....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Empty
MensagemAssunto: Re: HD 4870 x 9800 GTX, comparativo   HD 4870 x 9800 GTX, comparativo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
HD 4870 x 9800 GTX, comparativo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mega comparativo de performance de VGAs
» VGA radeon hd 4870 X2
» Sapphire Radeon HD 4870 TOXIC 512MB GDDR5

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: |F.r.a.n.g.u.S| Técnologia :: HARDWARE-
Ir para: